O papel da Paz na construção de sociedades sustentáveis

Segundo Dom Paulo Mendes Peixoto, o termo “paz” é muito significativo, porque tem a dimensão de uma boa e tranquila relação entre as pessoas que, normalmente, não estão em conflito. 

Pode ser também um estado de calma, ausência de perturbações, agitação, violência ou guerra. É do conhecimento de todos que certas situações do cotidiano dificultam a convivência e a realidade de uma paz com verdadeira serenidade.

Mas a paz não está ligada apenas ao aspecto espiritual, ela envolve também justiça, dignidade, harmonia, equilíbrio entre a natureza e as pessoas e menospreza qualquer  preconceito, discriminação em qualquer circunstâncias.

Por exemplo, você já ouviu o termo ‘paz sustentável’? E como ela está diretamente ligada à construção de uma sociedade justa, altruísta e que se preocupa com as pessoas hoje para que amanhã, então, haja um futuro para elas e para o planeta!? Entenda melhor aqui.

O que é a paz?

Como sabemos, a paz tem conceitos diversos e infinitas compreensões de acordo com a cultura de um povo e as tradições de uma nação, como também de suas crenças e religiões. No entanto, até no cristianismo podemos reduzir a paz a um sentimento.

Porém, o Papa Francisco disse que “a paz de Jesus é muito diferente do que imaginamos. Todos desejamos a paz, mas muitas vezes o que queremos é estar em paz, sermos deixados em paz, não ter problemas, mas tranquilidade. Na verdade, a paz tem que ser construída e, como qualquer construção, ela requer compromisso, colaboração e paciência”.

De fato, a paz é uma construção que exige a colaboração de todas as pessoas e de diversas formas. Basta considerarmos que não há paz quando se tem fome ou no extremo quando se perde a família, a dignidade, a vida, em um conflito armado. Não há paz, porque ela nunca é violenta, nunca está armada, como afirma o Papa.

Por isso, a paz, apesar de um conceito amplo, também é visível por meio de ações concretas que colaborem com a defesa da vida humana, o respeito à natureza e organização da sociedade com base na justiça social.

A paz e a sociedade sustentável

Passamos agora a tratar da paz com um conjunto de medidas que favorecem a convivência harmônica entre as pessoas. Claro que isso é um projeto alto, cheio de desafios, mas possível e gera benefícios para todo o planeta.

Antes, revisemos o termo sustentabilidade! A sociedade atual enfrenta graves problemas ambientais que colocam em risco o futuro do planeta. Assim, a sustentabilidade é a forma de encontrar meios que levem ao crescimento econômico sem agredir tanto a natureza, ou seja, conservando os recursos naturais, o ecossistema e todas as espécies.

Mas tornar o mundo sustentável é criar estruturas sustentáveis a partir da sociedade, principalmente nos grandes centros urbanos. Para isso é preciso mudar estilos de vida, trabalhar a educação ambiental e principalmente oferecer condições dignas de vida a todas as pessoas. Isso envolve moradia, alimentação, saúde, educação, emprego etc.

Essa compreensão de sociedade sustentável leva em conta mudanças e projetos que favoreçam a sobrevivência de todos, ricos e pobres, em qualquer lugar onde se encontrem. Essa preocupação é o caminho para a verdadeira paz e ao mesmo tempo o resultado de uma experiência autêntica de quem saiu de si para se preocupar com todos.

Conceito Paz Sustentável 

Dessa forma, a paz sustentável é um conceito que vai além da simples ausência de conflitos armados. Envolve a criação de condições duradouras e estáveis ​​para a paz, que promovam o desenvolvimento humano, a justiça social, a igualdade, a boa governança e a preservação do meio ambiente.

Em um contexto de paz sustentável, as comunidades e os países trabalham juntos para resolver as causas fundamentais dos conflitos, como desigualdade, pobreza, injustiça, discriminação e escassez de recursos naturais. 

Isso requer esforços colaborativos em várias áreas, incluindo diplomacia, desenvolvimento econômico, educação, proteção dos direitos humanos e proteção ambiental. A paz sustentável também implica a construção de sociedades resilientes, capazes de lidar com tensões e diferenças, e de resolver disputas de maneira pacífica e inclusiva. 

De modo geral, a paz sustentável é um estado de tranquilidade e estabilidade que é mantido e promovido através de medidas amplas e de longo prazo, visando o bem-estar de todas as pessoas e do planeta.

Construção de uma sociedade pacífica

É possível viver em paz? Sim! Mas melhor ainda é promover a paz como um instrumento que possibilita uma sociedade pacífica. Isso não significa ausência de conflitos ou divergências, mas elas nunca terão a última palavra quando se opta pela paz em sociedade.

Por isso, a paz precisa ser um projeto de vida unido ao compromisso com mudanças sólidas, reais e consistentes, porque há muitas pessoas dependentes dessa paz, como os pobres, os discriminados, injustiçados, refugiados, migrantes etc.

Logo, a paz é uma construção, cujos operários somos todos nós, independentes de raça, confissão religiosa ou cultura, capaz de abrigar o mundo e acalmar desastres futuros. Vale a pena acreditar e abraçar este estilo de vida hoje.